REDES SOCIAIS



1 – Rede Social e os seus serviços


Uma rede social, conceito que também é conhecido pelo termo inglês social network, consiste em qualquer grupo de pessoas interligadas através de diversas relações sociais, que podem ir do conhecimento casual às relações profissionais ou familiares.

Um serviço de redes sociais é um software utilizado para criar uma rede social na Internet, composta por pessoas que partilham os mesmos interesses e actividades, ou que estão interessadas em conhecer outras pessoas.

Os serviços de redes sociais mais difundidos são, sem dúvida, o Facebook e o MySpace, mas existem muitos outros, como o LinkedIn, o Hi5 e o Orkut. Para além destas aplicações, existem outras que, na teoria, têm outros objectivos, mas que incorporam cada vez mais funcionalidades típicas das redes sociais, como o YouTube, o Flickr e o Live Spaces da Microsoft.

Para se fazer parte de uma rede social online, é necessário criar um perfil pessoal, com informação que vai desde o endereço de correio electrónico até aos interesses e passatempos, passando pela experiência de trabalho e as respectivas referências. A partir desse momento, é possível convidar amigos para participar na rede, sendo que eles poderão fazer o mesmo, para que o círculo aumente de amizade em amizade e assim sucessivamente. Portanto, é possível construir comunidades temáticas em torno das nossas actividades ou negócios, associando-lhes outros utilizadores e estreitando relações de amizade ou profissionais.

2 – Redes sociais internas e externas

Para favorecer a criação de novas relações entre os utilizadores das redes, a maior parte destes serviços funcionam na Web e oferecem uma ampla gama de possibilidades, que permitem que os utilizadores interajam. É o caso, por exemplo, das conversas, mensagens, correio electrónico, uso partilhado de vídeos, imagens, ficheiros, blogues, fóruns, etc..

Além disso, para aumentar o alcance dos sistemas de redes sociais, começa a existir uma tendência para admitir mais interoperacionalidade entre várias redes sociais, graças a tecnologias como o OpenID e o OpenSocial.

Regra geral, os serviços das redes sociais podem ser divididos em duas grandes categorias: redes sociais internas e externas. Ambas funcionam aumentando o sentido de pertença a um grupo e a proximidade em relação a outras pessoas pertencentes à rede. Uma rede social interna é uma comunidade fechada, composta por um grupo de pessoas de uma empresa, associação ou outro grupo qualquer a que só se pode aceder por convite. Já uma rede social externa é um tipo de rede social aberta que permite que todos os utilizadores da Web comuniquem e criem laços. Estas redes públicas podem ser gigantescas redes sociais gerais, como o MySpace e o Facebook, ou pequenas comunidades reunidas em torno de um interesse comum ou de uma zona geográfica específica, como por exemplo sítios dedicados à cultura e tempos livres de determinada cidade.

3 - Características

Na maioria dos serviços de redes sociais, para se ser "amigo" de alguém, é necessário que ambas as partes consintam antes de serem "relacionadas".
Além disso, as redes sociais ainda oferecem diversos comandos para configurar a privacidade, permitindo escolher a que utilizadores se pretende mostrar a informação pessoal, como os dados do perfil e a informação de contacto, nomeadamente o correio electrónico e os números de telefone.

Uma vez que os serviços das redes sociais relacionam as pessoas a baixo custo, estas ferramentas são geralmente utilizadas por profissionais liberais ou pequenas empresas para aumentar o seu círculo de contactos profissionais. Em alguns casos, as redes são utilizadas como sistemas para a gestão de relações com os clientes, ou podem ainda operar à escala global, para se manterem em contacto ou fazer publicidade por todo o mundo. Um exemplo de rede social utilizada para fins profissionais é o LinkedIn.com, cujo objectivo é criar redes profissionais.

4 – Redes sociais alguns inconvenientes

  • As redes sociais são especialmente vulneráveis a situações de perseguição e de ameaça, dano ou ofensa;

  • Tornam-se ambientes de eleição para a propagação de spam e vírus;

  • Falsa noção de “comunidade” e de “amigos”.

  • Informação pessoal nunca desaparece, mesmo que seja apagada permanece no arquivo da internet;

  • Disponibilização excessiva de dados pessoais;

  • Cruzamento de informação 

Sem comentários:

Enviar um comentário