Um fórum na Internet é um sítio que contém discussões e conteúdos escritos pelos utilizadores. Geralmente, um fórum é dedicado a um tema em concreto, tornando-se num sítio onde se podem discutir questões de interesse e onde os utilizadores se podem reunir com outros utilizadores.
A palavra latina forum, em português "fórum", indica a praça principal de uma cidade romana, que era o centro da vida social. Os fóruns da Internet têm este nome porque constituem lugares de associação e discussão entre os utilizadores, são uma espécie de praça virtual onde se podem partilhar conhecimentos e discutir ideias díspares. Para além de "fórum", estes sítios em concreto recebem outros nomes, como quadro ou grupo de discussão. Um fórum distingue-se pela estrutura hierárquica em que se organizam os seus conteúdos. Cada fórum contém uma lista de discussões ordenada cronologicamente, sendo que cada discussão ou tópico é composta, por sua vez, por uma lista de mensagens ou "posts".
Os tópicos caracterizam-se por um título, uma mensagem de "abertura" que introduz a discussão, e várias mensagens posteriores escritas pelos utilizadores que participam na discussão. As mensagens de resposta à mensagem principal também podem ser identificadas pela palavra reply, que significa "resposta", em inglês. Ao contrário do que sucede nos chats, as discussões dos fóruns são longas, sendo que as mensagens são guardadas no sítio Web e, depois de enviadas, qualquer pessoa as pode ver. Esta função secundária de "armazém" público torna os fóruns numa ferramenta bastante útil, já que permite fazer um apanhado de tudo o que os utilizadores do sítio expressaram nas discussões.
O fórum como comunidade
Normalmente, os fóruns são a coluna vertebral das comunidades online, precisamente pela função de associação que desempenham. De facto, é normal que à volta dos fóruns, sobretudo os que têm muitos utilizadores e estão activos, nasçam sítios de êxito. Passa o rato sobre as zonas evidenciadas.
A razão do aparecimento de uma comunidade online é um tema principal à volta do qual se criam outras actividades, como o desporto, a música, a arte, os espectáculos, etc. Os fóruns baseiam-se precisamente na subdivisão por temas de conteúdos e são uma ferramenta perfeita para se utilizar nestas circunstâncias. Nas comunidades, são criados vários fóruns, cada um para discutir um dos diversos aspectos do tema abordado no sítio. O conjunto dos fóruns de um sítio também é conhecido por "fórum", mas para evitar confusões, convém definir este conjunto como quadro de anúncios ou de mensagens.
Tecnicamente, um fórum é um potente software Web que gere todas as funcionalidades das discussões dos utilizadores e guarda os conteúdos numa base de dados, podendo ainda configurar aspectos técnicos. Contudo, num fórum a componente humana requer muita atenção e não pode ser gerida por um programa. Num sítio criado especificamente para discutir e trocar ideias, o normal é, mais cedo ou mais tarde, surgirem atritos entre os utilizadores. Assim, todos os fóruns têm regras de conduta que devem ser respeitadas e que ajudam à convivência civilizada entre os utilizadores. Para que as regras sejam respeitadas, existem vários moderadores que, para além dessa função, são responsáveis por organizar os conteúdos do fórum e animar a comunidade, organizando actividades online, escrevendo artigos e notícias, ou simplesmente propondo novas discussões de interesse.
Aplicações dos fóruns
As aplicações de um fórum enquanto sítio da Internet são várias. As suas características tornaram-no numa ferramenta inestimável em inúmeros aspectos, quer em sítios profissionais como em sítios de lazer.
A título de exemplo, uma empresa podia decidir adicionar um fórum à sua página para recolher as opiniões dos utilizadores, responder a possíveis problemas e desenvolver uma série de actividades dirigidas aos clientes. Neste caso, o fórum desempenharia a dupla função de criar uma comunidade no sítio empresarial, fidelizando assim os seus utilizadores e publicitando a marca, e a de funcionar como base de dados ou armazém, com uma série de noções práticas sobre os produtos empresariais, criada graças às contribuições dos utilizadores.
Outro exemplo do uso dos fóruns é o das comunidades online. Nestes sítios, os utilizadores reúnem-se para trocar informação sobre um ou mais temas relacionados de interesse colectivo. É normal que em sítios deste tipo existam vários fóruns. Estes fóruns tornam-se rapidamente numa mina de ouro pela informação útil que recolhem dos utilizadores e, desta forma, passam a ser verdadeiros centros de atracção para as pessoas interessadas no tema. As comunidades deste tipo abordam temas técnicos específicos, sobretudo no âmbito da informática, como por exemplo a programação e o design gráfico no computador. Contudo, existem variadíssimos temas, desde a culinária ao artesanato.
Também se dão utilizações mais "ligeiras" aos fóruns. Existem fóruns criados por fãs de um cantor ou grupo musical em particular, assim como fóruns dedicados ao cinema, clubes desportivos e, inclusivamente, aos videojogos.
A gíria e regras dos fóruns
Os fóruns são comunidades online a todos os níveis e, tal como cada grupo ou subcultura da Internet, caracterizam-se por terem regras de comportamento específicas e gíria técnica própria.
Muitos destes "hábitos" derivam da netiqueta clássica da Internet, como o uso de ícones gestuais e siglas típicas dos chats. Em contrapartida, existem outros hábitos específicos dos grupos de discussão, sendo que podem haver algumas características próprias de um fórum em particular, como piadas e expressões que se referem a um acontecimento concreto da história daquela comunidade.
Os principais problemas dos fóruns dizem respeito à interacção entre os utilizadores e à organização da informação contida nos diversos tópicos. Uma vez que as comunidades reúnem os utilizadores em torno de temas de interesse colectivo, estes devem-se poder "unir", sendo que o tema deve poder ser discutido ou consultado com facilidade. Se estas características fundamentais estiverem em falta, é provável que o fórum comece a perder utilizadores e, com eles, contribuições de conteúdos, entrando assim numa fase de declínio. Portanto, quando se escrever num fórum, é fundamental conhecer as suas regras, que são escritas em páginas Web específicas onde normalmente se chega pela Barra de navegação principal do sítio. As páginas que devem ser procuradas são as referentes à "política" do fórum, que por vezes é reunida em apartados denominados FAQ, ou perguntas mais frequentes, sendo que é nestes apartados que se pode consultar uma série de perguntas e respectivas respostas.
A politica dos fóruns
A política dos fóruns explica os objectivos das comunidades, esclarecendo aos utilizadores o tipo de comportamentos tolerados e os que serão censurados pelo pessoal. O moderador do fórum entrará em contacto com todos aqueles que não se comportem em conformidade com o regulamento, avisando-os dos seus "erros". Em casos graves, ou depois de várias advertências, o utilizador pode ser excluído do fórum através de um mecanismo de bloqueio (ban), que o impede de participar em futuras discussões do fórum. O verbo "to ban", em inglês, significa literalmente banir, sendo que é isso mesmo que acontece.
Os regulamentos são muito diversificados. Existem fóruns que deixam muita liberdade aos utilizadores e outros regidos de acordo com regulamentos inflexíveis. No entanto, quase todos os fóruns proíbem que os utilizadores publiquem software ou outro material pirata que viole a lei, bem como material que outros utilizadores possam considerar ofensivo, como fotografias de mau gosto e pornografia.
Ainda que nem sempre se encontrem no regulamento, existem várias normas aconselháveis que se devem seguir quando se utiliza um fórum, nomeadamente a de permanecer dentro do tema, ou seja, manter-se fiel ao tema das várias discussões presentes no fórum.
Dentro ou fora do Tema
Se um tópico fala sobre o último jogo da selecção nacional, começar a falar de cozinha italiana é sair do tema, já que se altera completamente a discussão. Quando se sai do tema do discurso, diz-se que se está "fora do tema" ou "off topic". Esta expressão é muitas vezes abreviada para a sigla OT, em contraste com IT ("in topic", ou "dentro do tema").
Por vezes, utiliza-se a sigla OT no título da mensagem para advertir que a resposta sairá do tema. Sair do tema durante uma discussão é, na verdade, uma prática tolerada pelos outros utilizadores e pelo pessoal do fórum, mas exagerar com divagações que fogem muito ao tema principal pode estragar o discurso e fazer com que a discussão seja muito menos interessante. Em casos de excessivas mensagens fora do tema por parte de um utilizador, começa-se a falar de "spam" (mensagens não solicitadas).
Nos fóruns, existem dois tipos de spam: o original, ou seja, mensagens escritas de forma automática por softwares que inundam os fóruns com publicidade não solicitada, e o dos utilizadores, que tem o mesmo nome, já que consiste em encher o quadro com mensagens completamente inúteis e não solicitadas que, apesar de não serem publicidade, não se restringem ao tema.
Ambos os casos são combatidos pelo pessoal e por alguns sistemas automáticos de defesa do software do fórum. O spam é bastante nocivo para o fórum, já que dificulta bastante a leitura e, portanto, é normal que o pessoal intervenha rapidamente com medidas severas contra os autores.
Trolls
Outro comportamento que se deve evitar nos fóruns é o dos chamados "trolls". Este termo procede do inglês e designa originalmente uma criatura da mitologia nórdica de modos bruscos e violentos. No caso dos fóruns, um troll é um utilizador que interage com a comunidade através de mensagens provocantes, irritantes, fora do tema ou simplesmente desagradáveis, com o intuito de aborrecer ou tornar o tema numa cadeia de insultos ou "bate-bocas", como se diz na gíria.
Os trolls divertem-se a criar conflitos. Esta é uma técnica comum que consiste em adoptar posturas muito grosseiras, superficiais e arrogantes, em relação a uma questão que se está a debater, ou simplesmente intervir de forma claramente inoportuna numa questão susceptível de criar tensão entre os utilizadores.
Se não tiver nenhuma mensagem a que possa recorrer, um verdadeiro troll cria um novo tópico, que irá funcionar como isco para atiçar os ânimos dos utilizadores mais susceptíveis. Este tipo de mensagens é conhecido por "flame-bait", que se pode traduzir como "isco de bate-bocas".
Para além destes comportamentos manifestamente incorrectos, existem algumas atitudes que, regra geral, podem ser mais ou menos valorizadas pelos utilizadores dos fóruns.
Os agentes do fórum
Administrador
O administrador de um fórum, que muitas vezes é conhecido pela abreviatura "admin", é um utilizador em concreto que tem acesso completo a todas as funcionalidades do software, sendo assim o responsável pelo funcionamento do fórum. De facto, normalmente é o fundador da comunidade ou o proprietário do sítio, sendo que, muitas vezes, tem de solucionar problemas técnicos de manutenção do fórum, garantir o seu funcionamento ou modificá-lo e actualizá-lo sempre que necessário. Assim, os administradores precisam de ter acesso a um painel de controlo especial que lhes permite efectuar estas operações avançadas de configuração.
Entre as "faculdades" que o administrador tem, também figuram uma série de funções para a organização das mensagens e do fórum em geral. É o administrador que normalmente decide a política e as regras do fórum, bem como a organização dos conteúdos. De facto, pode criar ou eliminar um tópico, mover todos os tópicos para os reorganizar, arquivar discussões antigas ou melhorar a acessibilidade.
Para além disso, o administrador é responsável por eleger os moderadores e é o único utilizador que tem a possibilidade de revogar esta cargo, caso surja algum problema.
O moderador
Num fórum, o moderador é o utilizador escolhido por um dos administradores para o ajudar a manter a produtividade das discussões e o seguimento das regras. Um bom moderador é essencial para se ter um bom fórum, enquanto a presença de moderadores negligentes ou a sua ausência total conduz, muitas vezes, a fóruns fantasmas infestados de spam.
As tarefas básicas de um moderador consiste em eliminar, fechar ou modificar mensagens impróprias, ajudar os recém-chegados a respeitar as directrizes ou a resolver problemas relacionados com o quadro, bem como, provavelmente, afastar dos fóruns os utilizadores excessivamente inoportunos. Estas tarefas podem limitar-se a apenas um tópico ou estender-se a todo o quadro.
Normalmente, os moderadores são especialistas na matéria abordada no fórum e ajudam a reduzir o número de mensagens dos utilizadores sem resposta ou enriquecem as discussões com a sua experiência profissional.
O moderador também supervisiona a qualidade dos conteúdos do fórum e destaca temas particularmente interessantes, através de adesivos ou pioneses (sticks ou pins, em inglês), de forma a que os tópicos seleccionados fiquem bloqueados na parte superior da lista de discussões do fórum, ficando mais visíveis.
O moderador desempenha quase sempre a sua função voluntariamente, mas esta pode ter vários benefícios indirectos. É, de facto, um cargo bastante visível que, caso seja exercido correctamente, pode ajudar a alcançar um certo prestígio dentro da comunidade. Caso seja um fórum profissional, pode inclusivamente criar relações profissionais, dada a quantidade de utilizadores que contactam o moderador.
Os utilizadores
Os utilizadores de um fórum que não têm funções de gestão ou manutenção dividem-se em dois grandes grupos: os registados e os não registados, denominados guests ou visitas.
A grande diferença entre estes dois tipos de utilizadores é que, normalmente, as visitas não têm autorização para escrever no fórum. Isto deve-se ao facto de que, ao registar-se, um utilizador cria uma identidade virtual na comunidade e, desta forma, é possível identificá-lo e pedir-lhe que assuma total responsabilidade pelas suas acções.
Em contrapartida, os utilizadores que estão de visita não têm nenhuma identidade no fórum e, portanto, não é possível identificá-los ou limitar as suas acções potencialmente nocivas. Assim, a sua liberdade de acção é limitada ao máximo. De facto, em alguns fóruns, não é sequer permitido que as visitas consultem as mensagens dos tópicos arquivados.
Por sua vez, os utilizadores registados podem ser divididos em subgrupos. Geralmente, estes grupos indicam a sua antiguidade enquanto utilizadores do fórum ou o seu prestígio graças às actividades que desenvolveram. Por vezes, estas divisões servem para indicar a pertença a um grupo de trabalho específico, o que permite aceder a tópicos reservados.
Os grupos de notícias
Os grupos de notícias (usenet) equivalem a quadros electrónicos. Nestes espaços, podem inserir-se mensagens e publicá-las. É importante inseri-las sempre no local mais oportuno, uma vez que existem inúmeros quadros relativos aos mais diversos temas.
Em português, por vezes esta ferramenta também é conhecida como grupo de discussão.
Estes espaços virtuais contêm as mensagens principais, que são as discussões propriamente ditas, e as respectivas respostas, de forma a que constituam um sistema de intervenções e respostas semelhante ao dos fóruns.
Os servidores de notícias, isto é, os servidores que possibilitam o funcionamento dos grupos de notícias, comunicam entre si através do protocolo NNTP, para que as mensagens enviadas para um servidor dupliquem em todos os outros. Nem todos os servidores contêm os mesmos grupos de notícias, que variam por vários motivos, nomeadamente por questões de banda, falta de interesse dos utilizadores do servidor ou censura. Cada gestor do servidor de notícias decide livremente que grupos de notícias quer manter. Normalmente, os grupos de notícias são organizados nas chamadas "hierarquias" que, na teoria, têm como função simplificar a identificação de grupos semelhantes ou relacionados entre si. Utiliza-se o termo "nível superior" para fazer referência ao nível da hierarquia identificado pelo prefixo seguido pelo primeiro ponto. Actualmente, em Portugal a hierarquia mais complexa de propagação óptima é "pt" [nome do grupo].
O acesso a estas áreas temáticas realiza-se através de programas designados por clientes de notícias ou leitores de notícias que, por vezes, já vêem integrados nos programas de correio electrónico, como o Mozilla Thunderbird, o SeaMonkey e o Outlook Express.
Os leitores de noticias
Por razões históricas relativas, sobretudo, aos custos das antigas ligações de acesso telefónico e das escassas possibilidades de acesso à Rede, os leitores de notícias continuam a ser concebidos sobretudo para operar sem ligação à Internet.
Os artigos descarregados podem ser lidos e as respectivas respostas preparadas para serem enviadas sem ser necessário ter uma ligação activa. Sempre que se liga a Internet, o leitor de notícias efectua uma única operação de transferência dos novos artigos que tenham aparecido no servidor e carrega as respostas. Isto não sucede em tempo real, mas é uma das características típicas deste serviço.
Este problema é parcialmente resolvido através do acesso online aos grupos de notícias, que é oferecido por portais Web e possibilita a participação activa nos grupos de notícias e funções de pesquisa avançadas.
Mais concretamente, o serviço oferecido pelo Grupos Google apresenta a "memória histórica" do usenet e conserva praticamente todos os ficheiros publicados desde o seu nascimento.
Uma vantagem importante dos portais Web é a de facilitar o acesso dos utilizadores pouco familiarizados com o tema. Normalmente, os leitores de notícias são mais eficazes, mas requerem uma certa experiência para se explorarem melhor.
Qual a estrutura de um grupo de noticias
Normalmente, cada grupo de notícias tem estatutos (charters) que ajudam a compreender quais são os temas discutidos. Regra geral, a netiqueta do usenet desaconselha o envio de artigos que fujam do tema e sugere que se observe, durante algum tempo, o grupo de notícias, antes de se começar a escrever.
Em muitos grupos de notícias, os posters ou utilizadores habituais, isto é, as pessoas que seguem os grupos de notícias há algum tempo e com alguma assiduidade, redigem perguntas frequentes, ou FAQ, reunindo frequentemente as respostas de perguntas publicadas para ajudar os newbies (recém-chegados, ou principiantes) e evitar que o grupo de notícias tenha sempre as mesmas perguntas, o que pode irritar e criar cadeias intermináveis de perguntas e respostas de pouco interesse e utilidade. Por vezes, existem pessoas que seguem os grupos de notícias e lêem as mensagens, mas não participam activamente. Estas pessoas recebem, na gíria, o nome de lurkers ou mirones.
Existe uma divisão importante entre os grupos de notícias, que podem ser ou não moderados. Os grupos de notícias moderados caracterizam-se por um funcionamento diferente, devido ao percurso dos artigos, uma vez que, primeiro, os artigos são enviados por correio electrónico para o moderador para que este os reveja. Já nos grupos de notícias não moderados, basta enviar uma mensagem para o grupo para que esta fique online.
Servidor de noticias
Os grupos de notícias podem ser uma mina de informação técnica, mas dada a sua grande abundância e dificuldades de acesso, normalmente permanecem ocultos para a maioria das pessoas.
Para se consultar um grupo de notícias, podem seguir-se duas vias. A primeira é a clássica, ou seja, configura-se um leitor de notícias para que este se ligue a um servidor de notícias. A segunda é utilizar portais Web como o Grupos Google (http://groups.google.pt/) para se aceder imediatamente à informação sem perder tempo a configurar o software ou a procurar um servidor de notícias razoável.
A parte mais complicada do acesso tradicional aos grupos de notícias é procurar um servidor a que se consiga ligar. Normalmente, todos os fornecedores de Internet oferecem gratuitamente um servidor de notícias aos seus clientes, mas uma vez que o serviço é pouco solicitado pela maior parte dos clientes, o serviço geralmente deixa muito a desejar.
Existem servidores de notícias profissionais alternativos, mas o seu acesso geralmente é pago.
Encontrar servidores onde nos possamos ligar pode ser bastante complicado, mas existem sítios como o www.newzbot.com, onde se pode encontrar uma lista de servidores de notícias gratuitos ordenados por velocidade de acesso, número de grupos, número de mensagens nos grupos e tempo médio de manutenção dos artigos. Para além disso, inclui um motor de busca que permite saber em que servidor se encontra determinado grupo.
Grupos Google: Interface
Servidores de noticias Gratuitos
Existem vários servidores gratuitos para consultar os grupos de notícias, sobretudo os dos principais fornecedores de serviços de Internet. É importante não esquecer que os fornecedores normalmente apenas oferecem acesso aos servidores de notícias aos seus clientes. Regra geral, quando se activa uma assinatura à Internet, entre os parâmetros que se oferecem, encontra-se o correio electrónico e as notícias.
Para se ler os grupos de notícias, é necessário configurar o leitor de notícias com o servidor de notícias e o de correio electrónico. De facto, para enviar mensagens, utiliza-se o serviço de correio de saída.
Se tudo funcionar correctamente, o leitor de notícias comunica com o servidor, que apresenta uma lista dos grupos de notícias disponíveis. De seguida, basta seleccionar o grupo pretendido para ler as mensagens que contém.


