COMUNICAR COM A INTERNET

Como funcionam os chats e as mensagens instantâneas

Sistema de Mensagens instantâneas (Instant Messaging) utiliza um software especifico para a comunicação em tempo real, que permite que dois ou mais computadores ligados a uma rede, troquem mensagens.

Chat é um sistema de troca de mensagens instantâneas para entretenimento.

O Software mais difundido é o Microsoft Live Messenger.



1- Mensagens instantâneas

Os chats são programas que permitem aos utilizadores ligados a uma rede comunicarem entre si com mensagens de texto. Este sistema é diferente do correio electrónico, porque a troca de texto é instantânea. Por conseguinte, trata-se de um sistema de comunicação em tempo real.

Pode dividir-se o chat em duas categorias, os chamados sistemas de mensagens instantâneas, que se baseiam principalmente na comunicação entre dois utilizadores e os chats no sentido restrito do termo, que permitem a dezenas e, às vezes, a centenas de utilizadores comunicarem entre si alternadamente. O "local" virtual onde decorre um chat denomina-se sala de chat, sala ou também canal.

Normalmente, para poderem comunicar entre si, os utilizadores devem estar no mesmo canal. Estes programas costumam basear-se numa estrutura cliente-servidor. Uma estrutura cliente-servidor indica um método concreto de funcionamento de software em rede, em que existe um computador central, o servidor, que oferece um serviço a outros programas concebidos para funcionar em sincronia com ele. Estes programas são os clientes. Há que pensar na relação entre fornecedor e cliente: os clientes solicitam um serviço ao servidor, que por sua vez o oferece. Esta estrutura utiliza-se sobretudo quando muitos programas têm de partilhar dados entre si, como no caso de um chat.

Os programas de mensagens instantâneas e de chats são bastantes e muito difundidos. Os mais utilizados são:

MSN, agora designado Microsoft Live Messenger; Yahoo Messenger; ICQ; Skype; Google Talk.



2-Fluxo de mensagens

Existe uma versão especifica de software para o chat num servidor. Este servidor faz a ponte entre os clientes. Recebe as mensagens enviadas pelos utilizadores e reenvia-as a todos os participantes do chat. Este processo repete-se de cada vez que enviamos uma mensagem e permite a comunicação em tempo real.

3-Os programas de mensagens instantâneas

Estes programas nascem como sistemas de mensagens instantâneas, mas também permitem criar chats onde podem participar vários utilizadores, se bem que não sejam tão especializados como o IRC para este tipo de utilização.

Cada aplicação tem o seu próprio protocolo de comunicação, de modo que os utilizadores do ICQ não podem comunicar com os do MSN ou do IRC.

Contudo, a utilização de diferentes protocolos permite aos utilizadores usarem, alternadamente, várias aplicações sem que se sobreponham.

Se não se pretendem instalar 50 programas diferentes para conversar num chat, existem programas que autorizam várias redes de mensagens instantâneas, como por exemplo o Trillian, o Miranda ou o Pidgin, que permitem ligações simultâneas ao MSN, ao ICQ, ao IRC e a outros sistemas, mas com algumas limitações.

 

O mundo dos chats e comentários sobre a segurança

1-A linguagem dos chats

O mundo dos chats é uma subcultura à parte, com as suas utilizações e perigos. Efectivamente, existem várias maneiras de se falar ou expressar, e isto poderia conduzir a um primeiro impacto algo problemático, se nos encontrarmos perante uma série de identidades virtuais, com nomes curiosos, que falam utilizando sinais e expressões estranhos.

A primeira coisa que identifica os utilizadores de um chat é um nome de guerra, o nickname ou alcunha. Cada utilizador tem uma alcunha que é um pseudónimo utilizado para se identificar num determinado contexto ou numa determinada comunidade virtual. Costumam ser apelidos, mas também abreviaturas ou combinações de letras e números. A explicação para as estranhas abreviaturas que se encontram nas conversações é a seguinte: nos chats de texto, dada a rapidez com que se sucedem as mensagens entre os utilizadores, as abreviaturas servem para abreviar palavras ou frases comuns. A utilização destas abreviaturas, que costumam pôr os puristas da língua de cabelos em pé, são na verdade muito práticas no contexto do chat textual, já que agiliza a comunicação entre os utilizadores consideravelmente. Muitas destas abreviaturas fazem referência a expressões na língua inglesa, já que o inglês funciona como um idioma internacional e está muito difundido, mas também existem outras, criadas em canais portugueses.



2-Os ícones expressivos (smileys)

A comunicação textual apresentava aos seus primeiros utilizadores um problema, a falta de linguagem não-verbal. Era difícil expressar apenas através do texto emoções que normalmente se transmitem com a expressão da cara. Por isso, inventaram-se os "smileys", que juntamente com as abreviações características, constituem um dos elementos característicos dos chats textuais.

Os ícones expressivos ou smileys são reproduções estilizadas das principais expressões faciais, como um sorriso, uma piscadela de olho ou uma careta. Um exemplo clássico é o sorriso, que se pode representar da seguinte forma: :-).

No chat, estas expressões completam-se utilizando os sinais de pontuação e servem para enfatizar emotivamente as frases. O termo "ícone expressivo" indica um ícone que expressa emoções. Em muitos programas de chat modernos, estas sequências de caracteres predefinidas substituem-se automaticamente por uma pequena imagem que, por vezes, chega a ser animada.


3-O significado dos ícones expressivos

:-) Sorriso :-( Tristeza

;-) Piscar o olho :-
Hmm; não tem bem a certeza ou o comentário não lhe diz nada.

:*) Está ébrio :_( Chora de tristeza

:_) Chora de alegria @>-- Uma rosa

:-)_ É fumador >:-) É punk

:-X Cala-se e não fala mais nada :-O Está espantado

:-* Ooops! Também usado como beijo :-# Censurado!

:-{ É o Dracula 8-) ou B-) Usa óculos (de sol)

:-& Está zangado :-)= É um coelhinho

:o) É um palhaço c
:-) Homem de chapéu

+<:-) O Papa >%-) Está a olhar para o ecrã há 15 horas

%-6 Está morto-vivo O-) É um mergulhador

:-9 Lamber lábios :~) Nariz feio

:-)’ Babar-se :-)~ Baboso

:-> (diabo) Comentário sarcástico C:-) De capacete

3-Abreviaturas utilizadas no chat


Muitas das abreviaturas mais utilizadas no mundo dos chats derivam da língua inglesa, mas também se costumam utilizar em frases em português, visto que o seu significado já se conhece universalmente. Se se utilizarem abreviaturas portuguesas num chat inglês ou internacional, os únicos que as entenderiam seriam os portugueses.

afk: acrónimo de away from keyboard, em português "momentaneamente longe do teclado";
asd: risada sardónica utilizada como variação de "lol", às vezes repetidas (asdasdasd) para reforçar o significado. Não é um acrónimo, mas deriva do jogo online: quando um jogador queria ludibriar outro durante uma partida, escrevia "a", "s" e "d", as três letras mais cómodas de se alcançar, para quem utilizava os comandos do jogo no teclado;
brb: acrónimo de be right back, em português "volto já" ou de bathroom break, em português "pausa para ir à casa de banho";
btw: acrónimo da expressão inglesa by the way, "a propósito";
imho: acrónimo da expressão inglesa in my humble opinion, "na minha modesta opinião", também se pode entender como in my honest opinion com o mesmo significado;
lol: acrónimo da expressão inglesa laughing out loud ou lots of laughs, "rir às gargalhadas", "muitos risos". Com o passar do tempo difundiu-se até indicar quase qualquer tipo de riso, até os mais subtis apesar do significado literal. Também se pode escrever repetidamente ("lololololololol") ou extensivamente ("looooooool") para reforçar o significado ou indicar sarcasmo;
n00b: newbie, inexperiente, novato. Na maior parte das vezes utiliza-se de forma depreciativa;
omg: acrónimo da expressão inglesa oh, my God!, "Meu Deus!";
ty, thx, tnk, tnx: contracção da expressão inglesa thank you ou thanks, "obrigado".

Atente-se nalgumas abreviaturas do nosso idioma:

tb: contracção de "também";
q: contracção de "que";
pq: contracção de "porque";
pco: contracção de "pouco";
obg: contracção de "obrigado".



Windows Live Mensenger

O Windows Live Messenger é um cliente para mensagens instantâneas da Microsoft. Com este software podemos enviar e receber mensagens de texto, mas também ficheiros ou chamadas de voz, sempre que outros utilizadores estejam a utilizar o mesmo programa ou um compatível.

O Windows Live Messenger pode funcionar em todos os computadores da Microsoft com o Windows XP ou sistema operativo superior, como o Windows Vista, Windows Mobile e Windows Server 2003.

No entanto, existem programas compatíveis para os outros sistemas operativos, como o PidGin, que é uma multi-plataforma disponível para Linux e Mac OS, ou o eBuddy que funciona com um browser e pode utilizar-se em qualquer computador.
Para se aceder ao Messenger é necessário um Live ID, que é no fundo uma identidade digital registada no serviço Live da Microsoft. Uma vez obtido o Live ID, utilizam-se o nome de utilizador e a palavra-passe deste registo, com o objectivo de estabelecer uma ligação ao Messenger. Se tivermos uma conta antiga do Hotmail, esta pode ser utilizada para se ligar, já que, para todos os efeitos, é um Live ID válido.


Funções do Messenger: Chat, Chamadas de vídeo e partilha de ficheiros

1 – Outras funções de Comunicação

As funções de comunicação do Windows Live Messenger são facilmente acessíveis na lista de contactos que, para todos os efeitos, é o componente principal do software. Se premirmos o botão direito nos nomes dos vários utilizadores na lista, pode aceder-se à maior parte das funções de comunicação do programa. Para enviar uma mensagem apenas para um utilizador, faz-se duplo clique no ícone ou no nome dele para abrir a interface do chat de texto. Nesta janela, podem escrever-se e receber-se mensagens de texto, mas também transformar a conversação numa chamada de áudio ou de vídeo.

Para aceder às funções de conversação de voz ou de chamada de vídeo, na lista de contacto é preciso clicar com o botão direito do rato no nome do contacto e seleccionar a opção correspondente.

Por analogia, pode decidir-se enviar ficheiros para um contacto ou criar com ele uma pasta "partilhada". O conteúdo desta pasta especial copia-se numa pasta "gémea" do computador do contacto pré-seleccionado. Cada vez que se alterar o conteúdo, também se alterará no computador remoto e vice-versa. As alterações no computador remoto do outro utilizador propagam-se para a nossa pasta. É uma maneira simples e eficaz de partilhar ficheiros com um amigo.

A sincronização das pastas partilhadas efectua-se automaticamente sempre que ambos os utilizadores que a partilham estejam online alternadamente.

2- Conversar com vários utilizadores

3- Activar uma chamada de voz ou vídeo

4- Enviar e receber ficheiros
5- Criar uma pasta partilhada

Telefonar através da internet: O VoIP



O VoIP

O termo VoIP é um acrónimo de "Voice Over Internet Protocol", que em português significa "Voz sobre protocolo de Internet".

O VoIP é uma tecnologia que permite a comunicação oral utilizando uma ligação à Internet como se se tratasse de uma chamada convencional.

A tecnologia VoIP permite transformar um sinal de som (a voz) em formato digital e transmiti-lo compactado em forma de "pacote de dados" através do protocolo IP da Internet.

As conversações VoIP não têm de se transmitir obrigatoriamente através da Internet. Também podem servir-se de qualquer rede privada baseada no protocolo IP, por exemplo uma LAN.
Os "pacotes de dados" contêm informação relativa à voz, assim como outros dados relacionados com a origem, o destino e a hora de envio dos mesmos. A referida informação permite "reconstruir" correctamente a voz, quando os dados chegam ao destinatário e se transformam, outra vez, num sinal de som analógico. Deste modo, a pessoa que está no outro lado da linha telefónica, ou do computador, pode entender o que se diz.
A comunicação VoIP requer que os pacotes se desloquem a uma velocidade muito elevada para evitar o efeito de atraso. Sendo assim, para se poder tirar mais partido desta tecnologia, deve ter-se uma ligação à Internet de banda larga, como por exemplo ADSL.

As vantagens do VoIP

A difusão das ligações ADSL permitiu melhorar notavelmente a qualidade das comunicações VoIP e o seu desenvolvimento como tecnologia, graças a aplicações de utilização simples, como o Skype Messenger ou o Google Talk.

Inicialmente, criou-se esta tecnologia para facilitar chamadas entre computadores, mas o VoIP depressa evoluiu e, actualmente, é possível receber e efectuar sem problemas chamadas através da rede telefónica convencional.
Existem muitos programas que se podem descarregar da Internet e que permitem a qualquer pessoa que tenha um computador ligado à Internet, telefonar gratuitamente para outra pessoa, em qualquer parte do mundo, que também tenha um computador e uma ligação à Internet.

Se entre computadores é gratuito, o VoIP utilizado para se comunicar com uma rede telefónica tem custos, se bem que sejam muito reduzidos, dado que as chamadas se podem taxar sem ter em conta a sua duração, ao ter-se tarifas fixas em todas as ligações de banda larga.

Para além disso, constitui uma poupança considerável para o utilizador e para as próprias companhias telefónicas que, de outro modo, têm de contratar e pagar redes de propriedade de outros gestores.

Graças à difusão do VoIP, muitos programas que, inicialmente, se criaram apenas para conversações de texto, como o MSN da Microsoft, actualizaram-se para permitir chamadas de voz e chamadas de vídeo.

Deste modo, muitos programas de conversação converteram-se em potentes ferramentas que se podem utilizar para se fazerem conferências áudio entre múltiplos utilizadores. Os mais conhecidos que actualmente oferecem o VoIP são os seguintes: Skype, Google Talk, Live Messenger, ICQ e o Yahoo Messenger.

Os telefones VoIP

Pode utilizar-se o VoIP mesmo sem se utilizar directamente software no computador, já que hoje em dia se vendem aparelhos telefónicos especiais, parecidos aos telefones sem fios, que se ligam directamente a um computador, geralmente através da porta USB.

Uma vez ligados a um computador com ligação à Internet, estes telefones VoIP podem utilizar-se como se fossem telefones normais, com a diferença de que utilizarão o computador para se ligarem e transmitirem a chamada via Internet.

Como é lógico, para que possam funcionar é preciso ter-se um software instalado no computador que possa reconhecer o telefone VoIP e disponibilizar uma conectividade com redes telefónicas fixas e com outros sistemas VoIP.

Ultimamente, as operadoras telefónicas começaram a oferecer serviços que permitem utilizar a tecnologia VoIP sem a necessidade de se ter um computador.

Basta ter-se uma ligação à Internet de banda larga e contratar o VoIP, que é disponibilizado por várias operadoras. Com este tipo de serviço apenas de dados, o telefone fixo liga-se directamente ao modem ou ao router de casa e aproveita a tecnologia VoIP para fazer chamadas telefónicas para todo o mundo a preços extremamente vantajosos.

A tecnologia VoIP permite aproveitar redes informáticas para a comunicação oral. Esta capacidade torna-a numa das protagonistas da chamada "revolução" das comunicações que a Internet e a informática trouxeram consigo nos últimos dez anos.

O Tráfego telefónico via VoIP

As vantagens principais desta tecnologia centram-se no seu baixo custo e na possibilidade oferecida pela tecnologia digital de se desenvolver uma infinidade de funções complementares que se podem actualizar sem a necessidade de substituir aparelhos, já que se efectua através de um programa de software.

Em geral, os custos dos serviços telefónicos VoIP são baixos no que respeita às soluções disponibilizadas por fontes tradicionais. Isto deve-se a uma série de factores: em primeiro lugar, em muitos países, devido ao monopólio de algumas companhias telefónicas, os preços do serviço telefónico convencional para os "consumidores" tendem a ser pouco competitivos e, em segundo lugar, os custos de gestão são mais baixos, já que se utiliza apenas uma rede para se transportarem dados e comunicações orais.

Um exemplo muito evidente seria o de uma ligação de dados que não se empregue a 100%, na qual se possa utilizar a banda restante para comunicações orais, sem custos adicionais.Por conseguinte, pode utilizar-se o VoIP sem se contar com uma ligação telefónica convencional: basta uma ligação de dados potente para também admitir o tráfego telefónico.

A difusão do VoIP

Se se efectuar uma ligação de um computador para outro, o único custo será o da ligação à Internet. Fazem-se as chamadas pela Internet, até as chamadas internacionais, que são completamente gratuitas, e não se tem em conta a duração delas.

Existem vários serviços que permitem este tipo de comunicação gratuita, como o Skype, o Google Talk ou o Windows Live Messenger.

O VoIP disponibiliza funções de difícil aplicação através de redes telefónicas tradicionais, dado que as comunicações VoIP se baseiam numa infra-estrutura digital que permite criar programas com capacidade para processar comunicações orais e ainda oferecer uma vasta gama de serviços complementares.

Isto permite reenviar chamadas para o nosso telefone VoIP em qualquer lugar onde se ligue à Internet, por exemplo: é possível levar o telefone VoIP numa viagem e receber chamadas em qualquer lugar onde seja possível ligar-se à Internet.

Actualmente, as instalações de redes VoIP em edifícios públicos ou particulares são poucas, mas as grandes empresas utilizam cada vez mais o sistema telefónico IP, utilizando redes telefónicas internas para ligar entre si os seus diferentes centros. Por conseguinte, na prática, o que se faz é criar uma rede digital interna de grupo, que empreende muito bem alterações para disponibilizar os mais variados tipos de serviços e permite comunicações praticamente gratuitas dentro das empresas.

O VoIP e os telemóveis

O VoIP é uma tecnologia que também se pode utilizar com telemóveis e, nesse caso, é necessária uma ligação de banda larga que permita aceder à Internet a partir do terminal móvel.

Para isso, o terminal deve possuir conectividade UMTS ou poder aceder a uma rede WiFi, já que a ligação GPRS não garante uma boa qualidade de som.

Para se poderem efectuar chamadas telefónicas, é preciso descarregar para o telemóvel o programa VoIP Skype e outras operadoras telefónicas já comercializaram programas em versão especial para telemóveis e PDA.

Uma vez estabelecida a ligação à Internet, as chamadas efectuadas a partir do telemóvel canalizam-se através do VoIP segundo as modalidades convencionais. Como é lógico, se não se dispor de uma rede WiFi para se ligar com o telemóvel, a poupança é menor devido aos custos de ligação à Internet através de um telemóvel que, em geral, são bastante elevados.

Apresentação Skype

O Skype é um programa gratuito que reúne características de mensagens instantâneas, como a conferência, a possibilidade de se guardarem conversações, a transferência de ficheiros para um sistema de comunicação VoIP, assim como as chamadas de vídeo baseadas numa rede peer-to-peer (ponto-a-ponto).

Para utilizar Skype, é necessário um computador ligado à Internet com uma ligação rápida, uma placa de som operativa e um microfone. O programa está disponível para Windows, GNU/Linux, Mac OS e para vários dispositivos portáteis, como o 3 Skypephone, a Sony PSP e outros com WiFi.

O Skype não tem servidores centrais, já que funciona através de um sistema peer-to-peer, designando a alguns dos seus utilizadores o papel de "supernodes". Os "supernodes" predeterminados empregam uma parte dos seus recursos de banda, memória e CPU para permitir que outros utilizadores façam chamadas através de um telefone. As pessoas que instalam o Skype aceitam a possibilidade de se converterem em "supernodes" e de dedicar uma parte dos seus recursos ao funcionamento de toda a rede.

O Skype funciona basicamente em dois modos: o primeiro, que permite fazer chamadas telefónicas de forma completamente gratuita, apenas funciona se tanto o remetente como o destinatário estiverem ligados à Internet e se ligarem através do cliente Skype. Deste modo, o seu funcionamento é semelhante ao de qualquer sistema de mensagens instantâneas, como o ICQ, o AIM ou o MSN Messenger.

O segundo modo é pago e chama-se "SkypeOut". Permite efectuar chamadas para telefones fixos ou móveis não ligados através do computador. Neste caso, a comunicação estabelece-se através da Internet, utilizando-se o VoIP, até que passa para a rede telefónica normal para chegar ao destinatário.

As funções Gratuitas

Os serviços Skype que utilizam uma ligação entre computadores são quase todos gratuitos.

Conferência

O Skype incorpora as funções de mensagens instantâneas convencionais, como a conferência de texto entre dois ou mais utilizadores. A conferência do Skype compreende, para além das mensagens, os imprescindíveis ícones gestuais e a possibilidade de se formatar o texto e de transferir ficheiros para os utilizadores. Para além disso, o Skype permite a utilização de aplicações multi-utilizadores especiais chamadas "extras". Estas podem ser de vários tipos: desde jogos multi-jogador a quadros virtuais partilhados ou aplicações para gerir pequenos grupos de trabalho.