BROWSER

O que é, e como usar o browser?



O browser é o programa que permite navegar na web e, tal como outros, reside no disco rígido do seu computador. Existem vários browsers, o Internet Explorer é o que vem incluído no Windows Vista e é fornecido no CD de instalação do Clix.

Vamos olhar com mais atenção para os botões e menus do browser, tomando como exemplo o Internet Explorer 5 versão Portuguesa:

Na parte superior do ecrã podemos ver a barra de menus (Ficheiro, Editar, Ver, Favoritos, Ferramentas e Ajuda) a barra de botões (Retroceder, Avançar, Parar, Actualizar, Home Page, Procurar, Favoritos, Histórico, Correio, Imprimir e Editar) e a caixa Endereço.



Na barra de menus há a destacar:

• Menu Ficheiro, permite, entre outras coisas, abrir uma nova janela do browser, gravar a página actual para o disco rígido ou imprimi-la.

• Menu Favoritos, permite adicionar a página que se está a ver no momento à sua lista de favoritos e consultar os web sites adicionados anteriormente.

• Menu Ferramentas, permite aceder ao Windows Update, o web site da Microsoft, que actualiza os componentes do Windows, e às Opções da Internet onde é possível alterar as configurações do Internet Explorer.

• Menu Ajuda, permite obter mais informações sobre todas as funções do Internet Explorer




Navegar nas páginas web



Utiliza-se, hoje em dia, o termo "navegar" ou "surfar" porque, ao saltar de página em página, estamos como que a navegar pelo ciberespaço, onde o computador é o navio que nos leva aos locais virtuais que queremos visitar.

Já aprendemos que podemos escrever o endereço de uma página web na caixa de endereço, localizada na parte superior do browser. Ao escrever, por exemplo, www.clix.pt na caixa de endereço, o browser mostra a página principal do Clix.

Para navegar para outra página tem as seguintes opções: introduzir um novo endereço, escolher uma nova página no menu de favoritos ou clicar num link. Este, é normalmente, uma palavra ou frase azul sublinhada. No entanto, muitas páginas contêm links de outra cor que podem estar ou não sublinhados, ou ainda imagens ou áreas do ecrã.

Ao clicar num link, duas coisas podem acontecer: ou a nova página aparece na mesma janela, substituindo a anterior, ou aparece uma nova janela com a nova página, ficando assim com duas janelas do browser abertas ao mesmo tempo. Para passar de uma janela para a outra do browser, basta verificar a barra de tarefas do Windows, onde aparecem dois "botões" do browser como se tivesse dois programas diferentes abertos.

Através do menu favoritos podemos navegar para outra página web, bastando para isso, ir ao menu e escolher o nome da página, mas falta ainda saber como adicionar páginas a este menu.

Quando estiver numa página de que gosta e que pretende visitar regularmente, aceda aos favoritos e seleccione a opção "Adicionar aos favoritos".

Com o tempo é fácil habituar-se à navegação na Internet e entre outras coisas, irá perceber que, quando está a visitar uma página e lhe aparece uma segunda janela de menor dimensão o mais provável é que esta seja de publicidade. As imagens rectangulares que costumam aparecer no topo das páginas são "banners" (faixas) publicitários nos quais pode clicar para obter mais informações sobre o produto ou serviço anunciado.


Endereço das páginas web

A maior parte dos utilizadores presta pouca atenção aos endereços das páginas web. Afinal de contas, basta digitar o endereço da página pretendida na caixa endereço para visitar a página. Mas os endereços das páginas web podem dizer-nos algumas coisas interessantes.

É preciso notar que um endereço completo começa sempre por http:// (por exemplo http://www.clix.pt) mas hoje em dia qualquer browser (incluindo o Internet Explorer) aceita que o utilizador digite apenas www.clix.pt, pois este adiciona automaticamente o http://.

Para perceber as várias "partes" de um endereço vamos tomar em conta o seguinte endereço: http://www.clix.pt/index.html

• http://

Esta é a primeira parte do endereço e também a mais técnica. http (Hypertext Transfer Protocol) é o "protocolo"( serviço), que queremos utilizar. Para simplificar vamos dizer que é uma "ordem" ao browser para abrir o resto do endereço como uma página web.

• www.clix.pt

Esta é a parte que indica o nome do "servidor", ou seja o nome do computador onde estão alojadas as páginas web. A terminação (.pt) indica que o endereço do computador está registado em Portugal. Quando um endereço contém um nome terminado em .fr (por exemplo www.yahoo.fr) significa que está registado em França. A estes domínios damos o nome de DOMINIO DE TOPO. Cada País tem um domínio de top. Por exemplo:

• au  Austrália

• ca  Canadá

• de  Alemanha

• es  Espanha

• fr  França

• nl  Holanda

• no  Noruega

• se  Suécia

• uk  Reino Unido

• US  Estados Unidos

• JP  Japão



Um nome como ".com" (por exemplo CNN.com), ao contrário dos anteriores, não indica o nome de um país, é uma designação que quer dizer "comercial". A maior parte dos países utiliza endereços terminados em siglas que significam nomes de países, mas os norte-americanos utilizam normalmente o .com, o que o tornou muito vulgar. Para além do .com possue outros domínios de topo, tais como:

• Edu  Universidades

• Gov  Organismos do governo Americano

• Mil  Organismos militares Americanos

• Net  Fornecedores de serviço internet

• Org  Organizações sem fins lucrativos

• Com  Genéricos / Comerciais

• /index.html

a barra (/) serve para separar o nome do servidor do nome da página web, ou seja, index.html é o nome do ficheiro que contém a página web.



Com esta explicação é fácil perceber que uma página web não é mais que um ficheiro alojado num determinado computador (servidor).

Uma conversa "imaginária" entre a caixa de endereço e o computador (relativa ao endereço http://www.clix.pt/index.html) seria qualquer coisa como : "browser: eu quero que tu abras uma página web (http://) ela está num servidor cujo nome é www.clix.pt e o nome do ficheiro relativo à página é index.html".



Ao digitar, apenas, www.clix.pt o browser, para simplificar, adiciona o http:// e o endereço completo fica http://www.clix.pt, aparecendo de seguida a página. Então onde está o "index.html" no endereço? Da mesma forma, e apesar desta última "componente" do endereço não aparecer na barra endereço, o servidor sabe que, quando o nome do ficheiro não é indicado, ele deve "apresentar" o index.html automaticamente.