O Facebook é um sítio de redes sociais. Uma das formas de comunicação mais avançadas é a Rede, que tem como objectivo criar relações sociais entre os utilizadores. O acesso ao Facebook é gratuito, mas é necessário fazer um registo. Os utilizadores do Facebook podem optar por fazer parte de uma ou mais redes, organizadas segundo vários critérios, como a cidade onde vivem, o seu local de trabalho e as escolas onde estudaram. Estas redes ajudam os utilizadores a entrar em contacto com outros membros. Os utilizadores do Facebook também podem contactar amigos, procurando o seu perfil no Facebook ou enviando-lhes convites para se inscreverem no sítio.
Quando um utilizador se liga a um amigo, pode ver a sua lista completa de amigos e, desta forma, criar uma reacção em cadeia de conhecidos e amigos em comum, que é o fundamento da rede social.
Os utilizadores do Facebook têm à sua disposição uma série de formas de comunicação, como um sistema interno de correio electrónico, a possibilidade de deixar mensagens num quadro para outros utilizadores, procurar fotografias ou enviar um "poke" (cotovelada), que serve simplesmente para chamar a atenção de uma pessoa, notificando a sua recepção. Todos os utilizadores têm a possibilidade de inserir no seu perfil informação pessoal, como os seus interesses, que pode ser utilizada para procurar pessoas com gostos semelhantes.
O verdadeiro ponto forte do Facebook são as "aplicações", componentes que acrescentam funcionalidades ao sítio e que podem ser de vários tipos, desde os que servem para ligar à conta do YouTube e mostrar vídeos, às que medem o coeficiente intelectual, passando por testes, sondagens, etc.. A maioria das funcionalidades do Facebook inclui opções para regular a privacidade, sendo que permitem decidir que partes do perfil ficam visíveis para os outros utilizadores.
A plataforma Facebook
Em 2007, o Facebook lançou a plataforma Facebook, uma plataforma para o desenvolvimento das aplicações que permite a outros criadores criar aplicações capazes de interagir com funcionalidades do Facebook.
Desde então, nasceram mais de 15 000 aplicações de vários tipos, desde sondagens a jogos de xadrez, passando por provas de habilidade e aplicações para integrar funcionalidades de outros sítios, como o Flickr e o YouTube, no perfil do Facebook.
Estas aplicações servem basicamente para aumentar as funcionalidades normais do Facebook e ficaram tão populares que acabaram por se tornar numa marca própria deste sítio. Além disso, o sistema para as conseguir acrescentar ou eliminar do perfil é muito intuitivo, sendo normal que os utilizadores tenham várias aplicações instaladas no seu perfil.
Procurar amigos
O Facebook oferece várias formas para criar novas relações na rede social. A primeira é convidar novos amigos a inscreverem-se, sendo possível aceder a esta funcionalidade pelo menu Amigos. Esta funcionalidade permite essencialmente enviar um convite automático por correio electrónico.
Outra forma de criar novas relações é utilizar o motor de busca do Facebook e procurar contactos. Por exemplo, podem fazer-se pesquisas pelo nome próprio e apelido de antigos colegas de turma ou amigos que, caso tenham uma conta no Facebook, podem ser convidados para fazer parte da nossa lista de amigos. Também se pode utilizar o motor de busca para procurar uma palavra-chave, que pode ter a ver, por exemplo, com interesses ou actividades. Assim, para contactar entusiastas do cinema, pode escrever-se "cinema" no motor de busca, sendo que também se pode fazer o mesmo com desportos, como as "artes marciais", ou profissões, como "programador".
No resultado da pesquisa, surgirão as pessoas que escreveram estas palavras nos seus interesses. Uma última forma de encontrar contactos interessantes é navegar pelos utilizadores, ou pela sua lista de amigos, que pertencem aos grupos em que estamos inscritos. Desta forma, podemos encontrar contactos de pessoas com quem partilhamos interesses ou encontrar amigos em comum.



